Quem Somos

A ARENE é uma entidade reguladora de Energia com poderes de regulação e supervisão dos subsectores da electricidade, gás natural e combustíveis líquidos, assegurando deste modo, o alinhamento do sector da energia as melhores práticas internacionais

Natureza

A Autoridade Reguladora de Energia (ARENE), criada pela Lei nº 11/2017, de 8 de Setembro, é uma pessoa colectiva de direito público, dotada de personalidade jurídica e autonomia administrativa, financeira, patrimonial e técnica. A ARENE é tutelada sectorialmente pelo Ministro que superintende a área de Energia.

Poderes e Competências

A ARENE tem poderes e competências de supervisão, regulamentação, representação, fiscalização e de sanção nos termos da lei em matérias de energia, nos seguintes domínios e subsectores:

  • (i) produção, transporte, distribuição, comercialização de electricidade,
  • (ii) produção, armazenagem, distribuição, comercialização e transporte de combustíveis líquidos,
  • (iii) distribuição, transporte, armazenagem e comercialização de gás natural, à pressão igual ou inferior a 16 bar e
  • (iv) produção, transporte, armazenagem, distribuição e comercialização de outras formas de energia. É excluída no âmbito da regulação da ARENE a energia atómica.

Missão

Supervisionar, regular, fiscalizar e sancionar os sub-sectores de energia de forma ágil e célere, garantindo a observância rigorosa dos princípios e das tendências e boas práticas aplicáveis ao sector, contribuindo para a qualidade e segurança energética nacional e na proteção dos direitos e interesses dos consumidores.

Visão

Criar equilíbrio, segurança e sustentabilidade no mercado energético através de regulação eficaz do sector, universalização do acesso e garantia da qualidade dos produtos e serviços energéticos.

Valores

  • Diligência;
  • Eficiência e eficácia;
  • Excelência;
  • Igualdade;
  • Integridade;
  • Honestidade;
  • Imparcialidade;
  • Justiça;
  • Supremacia do Interesse público;
  • Lealdade;
  • Legalidade estrita;
  • Moderação;
  • Probidade;
  • Responsabilidade social;
  • Serviço à sociedade;
  • Solidariedade; e
  • Transparência.

Princípios Regulatórios

Na sua actuação, a ARENE guia-se pelos princípios da independência, objectividade, proporcionalidade, transparência, imparcialidade e previsibilidade, cabendo ao Estado assegurar-lhe as prerrogativas necessárias ao exercício adequado das suas atribuições e competências.

Serviços Prestados

Serviços Prazo máximo de Resposta
Instrução e tramitação de processos de atribuição de licenças para transformação, distribuição e comercialização de combustíveis líquidos. 60 Dias
Emissão de pareceres sobre os pedidos de transmissão e revogação de licenças 15 Dias
Aprovação e revisão de tarifas 60 Dias
Pedidos de conciliação, mediação e arbitragem 10 Dias
Petições, reclamações e denúncias 15 Dias
Actos Administrativos 07 Dias

Tempo de espera e de atendimento

Serviços Básico Tempo de atendimento Tempo de Resposta
Tempo de espera para ser atendido na recepção 01 Minuto 05 Minutos
Tempo de Chamada telefónica 30 Segundos 05 Minutos

Organograma